• : (11) 5041-2088 | (11) 96926-5113
  • contato@abefaer.com.br
Cmte. Decio Corrêa
28
jan 21
Cartas do Presidente
  • 28 de janeiro de 2021
  • Cmte. Decio Corrêa

Caros amigos,

Visitei os Estados Unidos pela primeira vêm em 1968 e o que mais me impressionou nos americanos era o seu “way of life” como sociedade organizada. Jovem aviador fazia meu primeiro translado de um Piper Navajo para o Brasil.

Enquanto meu avião era preparado fiz amizade com Peter, um instrutor de vôo no aeroporto de Opa Locka, na Florida. Ele era agente voluntário da AOPA, a associação de pilotos e proprietários de aeronaves dos Estados Unidos, além de prestar serviço voluntário numa unidade do Corpo de Bombeiros da região. Dizia que era uma tradição de sua família. Em nosso jantar de despedida, Peter disse-me algo que mudaria a minha vida: – “O trabalho voluntário é uma tradição que ajudou a construir a nação americana”. Dois anos depois, com mais quatro companheiros, fundei a APPA – Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves no Brasil, que se mantém ativa até hoje. Ao longo desses quarenta anos, foram outras seis associações que continuam atuantes, incluindo o Conselho Consultivo da ANAC.

O Fórum Brasileiro do Transporte Aéreo que realizamos em 2019 no WTC e o Fórum 2020  que realizamos hoje é um exemplo magnífico do trabalho voluntário dos melhores profissionais do Setor Aeronáutico brasileiro numa demonstração incomum de solidariedade. Tenho um grande orgulho e respeito por isso.

Certa vez, fui convidado a visitar a Base Naval de North Island, em Coronado, na Califórnia. Estava ali atracado o USS Ronald Reagan, um dos mais fantásticos porta-aviões nucleares da Classe Nimitz, orgulho maior da esquadra americana. Confesso que achei um pouco estranho o nome Reagan, pois não tinha o Presidente americano em tão alta conta. Anos depois, recebi este filme com um pronunciamento do Presidente Reagan, que me deu a real dimensão daquele homem. 

We the People (Nós, o Povo) me fez entender a razão da minha luta em tentar organizar as nossas comunidades, em criar associações para que as nossas vozes sejam ouvidas e respeitadas. Ele aponta o caminho de como interagir com o Governo, através do nosso Fórum permanente. Nossos especialistas podem passar a atuar como importantes Conselheiros para  as nossas autoridades.

Sempre afirmei que: – “Não existe democracia onde não haja uma sociedade organizada”. Tenho a certeza de que o Presidente Reagan poderá passar para vocês o que eu gostaria de dizer.

Um forte abraço

Cmte. Decio Corrêa

“Juntos seremos sempre mais fortes”   

Deixe um comentário